
Cada exercício é realizados como o intuito de melhorar a capacidade do corpo de executar desde movimentos simples, como sentar-se ou pegar algo na pratileira, até alguns movimentos mais elaborados, como aqueles exigidos em uma atividade esportiva.
É cada vez mais comum a inclusão do Pilates nas rotinas de treinamento de esportes de alto rendimento . O método, além de garantir melhora na performance, acelera a recuperação de traumas e lesões musculares.
Nem todo mundo está disposto a engrenar a rotina de uma academia de musculação, realizando uma série de exercícios que podem trazeer resultados estéticos, sem, muitas vezes, priorizar a postura e a flexibilidade do corpo. O pilates trabalha todos os aspectos do movimento: desde a respiração até o equilíbrio de sua postura pelo realinhamento da coluna e o fortalecimento dos músculos abdominais.
O Pilates é utilizado, também, como importante complemento fisioterapêutico na prevenção, reabilitação e pós-reabilitação em patologias osteo-musculares (hérnia de disco, osteopenia, artrite e artrose, fibromialgia e osteoporose).
A prática do Pilates auxilia na prevenção e no tratamento dos casos de LER/DORT. Os exercícios contribuem para mudar maus hábitos posturais e aliviar tensões dos indivíduos em suas atividades diárias no trabalho.